Cadela Zaara, de Brusque, auxilia em localização de vítima das cheias no Rio Grande do Sul

Outros dois cães de resgate dos bombeiros de Santa Catarina atuaram na ocorrência

Cadela Zaara, de Brusque, auxilia em localização de vítima das cheias no Rio Grande do Sul

Outros dois cães de resgate dos bombeiros de Santa Catarina atuaram na ocorrência

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBM-SC) que está atuando no resgate de vítimas soterradas devido às cheias no Rio Grande do Sul localizou uma pessoa na vila de Mariante, durante esta quinta-feira, 13. A vítima, em óbito, foi encontrada pelos três cães de resgate da equipe. Um dos cães é a cadela Zaara, de Brusque, que forma a dupla com o sargento de Souza.

Os agentes que atuam com os cães são chamados de binômios, que são a dupla formada por um bombeiro e um cão de resgate. Na região, há três binômios: sargento de Souza e a cadela Zaara, que executaram trabalhos de busca e resgate de área em locais de mata, lavoura e acúmulo de materiais e os outros dois binômios; sargento Küll e o cão Nick; cabo Jean e a cadela Ilha, que executaram trabalhos de busca e descarte de área e pontos de interesse próximo ao Rio Taquari. Os outros dois binômios são de Florianópolis e Itapema.

CBM-SC/Divulgação

Localização do corpo

Durante o retorno à base, a equipe do CBM-SC foi abordada por uma pessoa que informou estar sentindo um odor forte em uma região de mata, próximo a uma lavoura. De imediato, os agentes foram até o ponto informado e, com o emprego dos três cães foi confirmado com latidos a presença de uma vítima em óbito entre a mata e entulhos trazidos pelas cheias.

Os agentes estavam acompanhados de uma equipe da Força de Resposta Rápida (FR) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM-RS), que realizou todos os trâmites necessários para repassar a situação ao Posto de Comando (PC). A vítima ficou aos cuidados e responsabilidade dos militares do CBM-SC.

Desde quando foi autorizado pelo governo catarinense a deslocar em apoio ao Rio Grande do Sul, as equipes do CBMSC já encontraram 20 vítimas em óbito, sendo que quatro delas foram encontradas com o trabalho dos cães e seus condutores. Foram salvas até o momento 3.051 pessoas e 560 animais.

Leia também:

1. Obituário de Brusque, Guabiruba e Botuverá: falecimentos de hoje e dos últimos dias (10 a 13/06)
2. Motorista morreu tentando impedir queda de caminhão no rio em Balneário Camboriú, diz PM
3. Médica de Brusque é aprovada em bolsa de pesquisa para atuar em hospital dos Estados Unidos
4. Água volta de esgoto e incomoda morador no Águas Claras, em Brusque
5. Jogos de mesa, brincadeiras infantis e sorteios: Super Sábado acontece neste fim de semana em Brusque


Assista agora mesmo!

Kaktu’s: a história do bar de Guabiruba que marcou a geração dos anos 90:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo