Conheça as vencedoras do Concurso da Melhor Receita na rede municipal de ensino de Brusque
Mais de 50 pratos foram servidos na competição
Mais de 50 pratos foram servidos na competição
A tarde de quarta-feira, 8, foi de ansiedade e agitação para as escolas que inscreveram seus pratos no Concurso da Melhor Receita. Neste dia, ocorreu, no Clube Caça e Tiro Araújo Brusque, a degustação dos pratos, com jurados e presença da torcida.
No total, foram 50 pratos feitos, metade doce e metade salgada. “Fornecemos os ingredientes para as escolas e cada merendeira cozinha de sua forma. Com isso, cada Unidade Escolar tem seu prato a ser destacado, e esse destaque vem, claro, principalmente da aceitação dos alunos, que são os verdadeiros jurados”, comenta a secretária de Educação, Franciele Mayer.
Para começar, os jurados foram divididos. O prefeito de Brusque, André Vechi, o representante do Observatório Social de Brusque, Márcio Gian Ricardo, a nutricionista da Secretaria de Saúde, Rafaela Lopes Dória, e a representante da empresa Santo Prato, Marise Jaci Serrato.
Já para avaliar os pratos doces, a mesa de jurados foi composta pela secretária de Educação, Franciele Mayer, a vice-presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Tânia Mara Pompermayer, o representante do Observatório Social de Brusque, Vinicius Bruns Paza, e a diretora-geral de licitações, Isadora de Fragas.
Os critérios foram criatividade, valorização de hábitos locais, possibilidade de inclusão no cardápio, viabilidade da receita no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), apresentação e sabor.
O momento de maior agitação foi quando o anúncio dos vencedores chegou. A receita salgada que ficou em 1º lugar foi a tilápia no forno com farofa nutritiva, feita pela merendeira Adenir Aparecida Capraro Balloni da Escola de Educação Fundamental Carlos Mortiz.
O segundo lugar ficou com o aipim de carne da Roseli Hoefelmann, do EEF Nova Brasília. Já o terceiro foi para o bolinho de filé de tilápia da Ane Caroline Andrade Tadiotto, do Centro de Educação Infantil Círculo Bom Samaritano.
Já a grande vencedora dos pratos doces foi a receita de rocambole de amendoim da merendeira Sara Fernandes Gonçalves da EEF Alberto Pretti, seguida pelo bolo de maçã em 2º lugar, de Naia do Socorro Ferreira Souza da Silva do CEI Hilda Anna Eccel. Por fim, o 3º lugar ficou com a cuca de banana sem massa, do merendeiro Nilson Pereira Veppo, do CEI Benta Vanolli.
A secretária da pasta relembra que além dos prêmios, a receita vencedora fará parte do Livro de Receitas da Secretaria de Educação, além do Clube Caça e Tiro servir o prato por um mês.
“Todas as receitas, com certeza, merecem 10, mas os jurados tomaram suas decisões”, continua Fran. “Mas acima de tudo, essa é uma forma de valorização das servidoras que tanto se dedicam no dia a dia nas cozinhas das escolas. Apesar da premiação simbólica para as escolas, aproveitamos o dia para celebrar e mostrar o potencial dos nossos servidores”.
Além dos prêmios, na entrada do evento, cada um recebeu um número para um sorteio que ocorreu na ocasião. Foram sorteados 22 prêmios da Unika Cosméticos.
1º lugar: fogão
2º lugar: forno
3º lugar: liquidificador
Leia também:
1. Chuva e frio a caminho de Brusque; confira a previsão
2. Motorista capota veículo após colisão com caminhão em Botuverá e é preso por dirigir embriagado
3. Feijoada do Heinig: conheça a história do evento brusquense que chega à 15 edição
4. Vacinas da dengue e influenza: quem pode se vacinar nas redes pública e privada de Brusque
5. ParCão: projeto custará cerca de R$ 700 mil e poderá ser entregue nos próximos quatro meses
Conheça a melhor comida caseira de Brusque no Restaurante do Nido: