Defesa Civil de Santa Catarina divulga previsão climática para próximos três meses
Chuvas diminuem no outono e início do inverno
Chuvas diminuem no outono e início do inverno
No trimestre abril, maio e junho, que representa a maioria do outono e o início do inverno, as chuvas diminuem em boa parte de Santa Catarina se comparado aos meses anteriores. Em abril, são esperados volumes entre 125 milímetros (mm) e 150 mm na porção oeste, enquanto nas demais áreas os valores ficam próximos ou abaixo de 100 mm.
Em maio, com a proximidade do inverno, as frentes frias se tornam mais frequentes e os volumes de chuva aumentam ligeiramente no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, ficando entre 125 mm e 200 mm, mas continuam próximos a 100 mm nas demais áreas do estado. Em junho não há mudanças na maior parte de Santa Catarina, porém os acumulados de precipitação caem novamente nas áreas litorâneas da Grande Florianópolis ao Litoral Sul, com valores próximos ou abaixo de 100 mm.
Quanto às temperaturas, nos meses de abril e maio, elas ainda respondem ao padrão de outono, apresentando no geral grandes amplitudes térmicas. Já em junho a entrada de massas de ar frio se tornam mais frequentes e acabam mantendo as temperaturas em limiares mais baixos, caracterizando, assim, o início do inverno.
No próximo trimestre, o fenômeno El Niño caminha para a neutralidade. Apesar disso, a atmosfera demora para responder ao enfraquecimento do fenômeno, ou seja, ainda são esperadas chuvas dentro a acima da média, especialmente nas áreas de Litoral nos meses de abril e maio. Com a tendência de resfriamento, deve-se caracterizar o fenômeno La Niña no decorrer do inverno, no trimestre junho, julho e agosto.
Para o trimestre são esperadas temperaturas mais quentes do que a média. Ainda que seja observado o avanço de massas de ar mais frias para Santa Catarina, estes sistemas não devem ser duradouros e, por outro lado, existe a possibilidade de dias consecutivos mais quentes, conhecidos popularmente como veranicos. Vale destacar que apesar das temperaturas acima da média para a estação, ainda devem ficar abaixo das temperaturas em relação ao verão, com manhãs ligeiramente mais frias e tardes amenas.
Leia também:
1. Brusque terá frente fria fechando a semana; mudanças no clima à vista
2. Homem é preso após agredir filho no Santa Terezinha, em Brusque
3. Reparo de rua do Jardim Maluche que cedeu durante enchente depende do avanço das obras na Beira Rio
4. Conheça projeto de centro comercial que será construído no antigo prédio do INSS de Brusque
5. Projeto do canal extravasor da bacia do rio Limeira deve ser entregue no segundo semestre
Agressão de mulheres e abuso sexual de crianças: policial civil relata casos difíceis do dia a dia: