Desabastecimento de vacinas afeta unidades de saúde de Brusque; confira os imunizantes em falta
Falta de envio pelo Ministério da Saúde interrompe imunizações; comprovante de desabastecimento será emitido para matrículas escolares
Falta de envio pelo Ministério da Saúde interrompe imunizações; comprovante de desabastecimento será emitido para matrículas escolares
Na tarde desta sexta-feira, 8, a Secretaria de Saúde de Brusque informou, em nota, o desabastecimento temporário de vacinas essenciais na rede pública de saúde. A falta de envio dos imunizantes pelo Ministério da Saúde resultou na ausência das vacinas Tetra, HPV, Dengue, Febre Amarela (FA), DTP e Varicela.
Conforme nota, esse desabastecimento impacta diretamente a rotina das unidades de saúde. Além disso, interfere na comprovação de vacinas exigidas para a matrícula e rematrícula de crianças na rede municipal de ensino.
Assim, a nota aponta que os pais que precisam de comprovantes de vacinação podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou a Policlínica. Nos casos em que a vacina necessária não estiver disponível, a secretaria orienta que o responsável solicite um documento oficial que ateste a falta do imunizante, para que a matrícula escolar possa ser realizada sem impedimentos.
Enquanto aguarda a reposição das vacinas pelo governo federal, a Secretaria de Saúde esclarece que está em contato contínuo para a normalização do abastecimento. Como medida temporária, a vacina DTP será substituída pela Penta, o que deve garantir a proteção de crianças que necessitam dessa imunização.
Nota da Secretária de Saúde – Vacinas
Em decorrência da falta de envio de vacinas por parte do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do município informa o desabastecimento temporário de vacinas essenciais no sistema de saúde pública. As vacinas Tetra, HPV, Dengue, Febre Amarela (FA), DTP e Varicela, indispensáveis para a rematrícula de crianças na rede municipal de ensino, encontram-se em falta. Esse cenário tem impactado diretamente a rotina das unidades de saúde do município.
Para os pais que necessitam comprovar a vacinação dos filhos, a orientação é buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou a Policlínica. Caso a vacina desejada não esteja disponível, será fornecido um comprovante indicando a falta do imunizante. Com esse documento, o responsável poderá realizar a matrícula ou rematrícula da criança sem dificuldades.
A secretaria esclarece que, enquanto não há previsão oficial para a reposição dessas vacinas, e que está em constante diálogo com o governo para normalizar o abastecimento. Vale ressaltar que a vacina DTP será substituída temporariamente pela Penta, garantindo, assim, a proteção necessária às crianças que aguardam imunização.
Leia também:
1. Tempo em Brusque: saiba o que muda no fim de semana após a chuva
2. Funcionário de folga é preso furtando supermercado no Santa Rita, em Brusque
3. Motociclista fica gravemente ferido após ser atingido por carro e colidir com caminhonete estacionada no Souza Cruz
4. Parque Caminho das Virtudes: obras avançam e paróquia deve inaugurar espaço em novembro
5. Com possíveis aposentadorias, efetivo policial de Brusque deve receber novos agentes
Com história de superação, Celebration Beat foi casa de duplas sertanejas: