Uma frente fria está programada para atravessar Santa Catarina nesta semana, trazendo consigo a expectativa de um choque térmico para o estado, com impactos diretos nos termômetros.

Este sistema, ainda a caminho, tende a marcar o fim do prolongado evento de calor intenso, que tanto tem afetado Brusque e o Vale do Itajaí, em boa parte do mês de março.

Como resultado desta transição climática, prevista para a próxima quinta-feira, 21, profissionais em meteorologia não descartam a possibilidade de trovoadas severas, decorrentes da troca do ar quente pelo ameno.

Para explorar este tema em profundidade, incluindo seus detalhes complementares e abrangentes, buscamos então a expertise do meteorologista Piter Scheuer.

Ele gentilmente compartilhou seus conhecimentos conosco em uma conversa para nossa coluna. Os detalhes disso estão meticulosamente delineados no boletim a seguir.

Calor antes da frente fria

*Boletim: Piter Scheuer >>

Antes de abordarmos a chegada da frente fria, prevista para quinta-feira e seus possíveis efeitos no clima, é importante anteciparmos a previsão meteorológica para Brusque e todo o Vale do Itajaí, referente ao restante da primeira parte da semana.

Para esta terça e quarta-feira, a expectativa se mantém conforme o padrão climático recente na região. Prevê-se, portanto, uma continuidade do abafamento intenso, diante do sol aparecendo entre nuvens.

Há uma possibilidade limitada de chuvas rápidas e trovoadas, principalmente a partir do período vespertino em direção à noite, embora sejam eventos localizados e não generalizados.

As temperaturas máximas prosseguem superando os 30°C com facilidade nas tardes desses dois dias. Já as noites seguem extremamente abafadas.

Frente fria na quinta-feira

Quando chegamos na quinta-feira, os modelos meteorológicos então mostram uma frente fria atravessando Santa Catarina. Esse sistema tem potencial para causar pancadas de chuvas acompanhadas por trovoadas.

Não descartamos, inclusive, o risco de eventos mais severos que possam, eventualmente, causar alguns transtornos pontuais, por conta do choque térmico entre o ar aquecido e o ameno.

Esse dia será a virada de chave. Ainda deve fazer calor com forte sensação de aquecimento superando os 30°.

No entanto, esta frente trará na sua retaguarda um cenário mais ameno, provocando então um declínio nos termômetros a partir da noite.

Depois da frente fria

Posterior a isso, a tendência então aponta que a presente semana tende a encerrar sob um clima sem a presença do aquecimento intenso em Brusque e região.

É importante esclarecer que não há previsão de frio; o que esperamos é uma diminuição do calor excessivo, resultando em noites mais frescas e tardes menos aquecidas.

Em termos práticos, estamos falando de madrugadas mais confortáveis, com temperaturas em torno de 16 a 18°C a 19°C na maioria das cidades.

Já as tardes, tanto de sexta-feira quanto do sábado e domingo, devem oscilar entre 25°C a 28°C a 29°C, o que então remete à ausência do calor extremo.

*Com informações: Piter Scheuer


Fotos e mais notícias após anúncios

Mais uma pauta relevante, livre de futilidades, então trazida até você graças ao apoio dos generosos patrocinadores do Blog do Ciro Groh.

Encontre os nomes deles nos banners abaixo, ansiosos pelo seu clique, revelando as ofertas e produtos exclusivos que têm a oferecer.

Oferecimento:




calor


frente fria


frente fria

frente fria

frente fria

Leia também:
1. 
Entre flores e cafés: conheça o encanto da propriedade Imhof, em Brusque
2. VÍDEO – Exploramos então a cachoeira secreta em Guabiruba; saiba onde fica

frente fria
Manhã de terça-feira então começando em Brusque/Arquivo: Ciro Groh/O Município

O tempo na madrugada

Dando continuidade à nossa cobertura editorial, abordaremos agora o monitoramento das condições do tempo em Brusque durante a madrugada desta terça-feira.

As informações foram fornecidas pela rede Groh Estações.

Na tabela a seguir, apresentamos as temperaturas mínimas registradas logo após o amanhecer, destacadas em vermelho para cada local monitorado.

Adicionalmente, a apuração evidencia ausência de chuvas, não observadas até as primeiras horas da manhã, como ressaltado em azul. Acompanhe.

Fonte: Groh Estações

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo então com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]


Fotos dos leitores

Encerrando a matéria, aprecie os deslumbrantes cenários compartilhados pelos nossos leitores, revelando como a manhã desta terça-feira teve início em cada local mencionado nas legendas.

*Bairro Tirivas em Presidente Nereu/Fotos: Amilton e Margareti Petry >>


*Bairro Gabiroba em Botuverá/Fotos: Marcos e Sonia Bianchessi >>


Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK