Governador Jorginho Mello garante que SC tem estrutura para combater as chuvas
Governador recusou auxílio do governo federal e demais estados para amenizar estragos causados pelas chuvas
Governador recusou auxílio do governo federal e demais estados para amenizar estragos causados pelas chuvas
O governador Jorginho Mello se reuniu na manhã desta sexta-feira, 17, com parte do colegiado do governo para tratar das fortes chuvas que atingem o litoral catarinense.
As área mais afetadas são da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí e o Litoral Norte.
No encontro, realizado na sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Jorginho recebeu o balanço das ocorrências envolvendo as forças de segurança, infraestrutura, Casan, Celesc, Assistência Social e Saúde.
O governador ressaltou que o problema é preocupante, mas que o o governo de Santa Catarina tem condições de lidar com a situação. “É preocupante pra todos nós, porque a chuva vai continuar e a gente pede às pessoas que não relaxem em absolutamente nada porque vai chover hoje, sábado vai ter chuva com vento. Todos os alertas continuarão pelo novo sistema que adotamos e que chega aos telefones celulares de todos”.
Jorginho mencionou ainda que são cerca de mil pessoas desalojadas e desabrigadas em onze cidades, mas que nada está faltando. ”Estamos fazendo todo o trabalho humanitário através da nossa Assistência Social”.
Desde a última quinta-feira, 16, Santa Catarina tem recebido apoio e oferta de ajuda de estados como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Além disso, a Secretaria Nacional de Defesa Civil também entrou em contato com a Defesa Civil catarinense. No entanto, o governador agradeceu a atenção e garantiu que o estado está preparado para enfrentar essa situação por conta própria.
“Todos os governadores me ligaram se colocando à disposição, sempre foi essa a relação que a gente tem de forma muito respeitosa. E eu disse que se a gente precisar a gente pede. Mas no momento a gente tem condições plenas de socorrer e atender nossos municípios. O governo federal ligou para o secretário Fabiano se colocando à disposição também e a gente disse a mesma coisa: se for preciso a gente pede ajuda. Está tudo sob controle, não tem dificuldade nenhuma de apoio entre os segmentos e esferas de poder”, esclareceu o governador.
Leia também:
1. VÍDEO – Deslizamento atinge quadra da Sociedade Recreativa São Paulo, em Brusque
2. Chuvas: drone sobrevoa rio Itajaí-Mirim e revela situação em Brusque nesta sexta-feira
3. VÍDEO – Prefeito gaúcho retribui apoio em 2024 e oferece ajuda a Brusque após chuvas
4. Impactos das chuvas: Defesa Civil de Brusque detalha situação da cidade
5. Justiça de Santa Catarina determina soltura da influenciadora Ianka Cristini
Como as capelas centenárias de Guabiruba se transformaram em referência para a comunidade: