+

Livro vai contar história de Brusque de maneira interativa; conheça projeto

Lançamento está marcado para agosto de 2025, nos 165 anos de Brusque; ideia foi apresentada ao prefeito

Livro vai contar história de Brusque de maneira interativa; conheça projeto

Lançamento está marcado para agosto de 2025, nos 165 anos de Brusque; ideia foi apresentada ao prefeito

Um livro que contará a história de Brusque com uso de elementos gráficos será lançado em 2025. Na quarta-feira, 19, o historiador Celso Deucher se reuniu com o prefeito de Brusque, André Vechi (PL), para tratar do livro. Segundo a prefeitura, a ideia é proporcionar uma experiência interativa, sem se resumir unicamente à história da cidade.

A proposta central, ainda conforme o Executivo, é contar a história de maneira acessível. O livro vai apresentar pequenos textos acompanhados por fotos, mapas e outros elementos.

“Queremos que seja uma história ilustrada de Brusque”, explica Celso Deucher, “algo que encante os olhos dos leitores com imagens e, ao mesmo tempo, ofereça a possibilidade de interagir com a atualidade por meio de recursos tecnológicos”.

O livro incluirá QR codes, que levarão a conteúdos adicionais on-line. Ao ler sobre figuras históricas, como o Barão Von Schneeburg ou eventos importantes, os leitores poderão escanear os códigos pelo celular para acessar mais informações no site do museu Casa de Brusque, assistir a vídeos ou explorar outros materiais interativos.

“Hoje em dia, as pessoas não têm mais o hábito de passar dias lendo um livro. Com esta abordagem, elas podem ler o livro em partes e, ao mesmo tempo, usar a tecnologia para aprofundar o conhecimento sobre a história da cidade”, complementa o historiador.

Estátua de Barão Von Schneeburg

O objetivo é lançar o livro junto com a inauguração de uma estátua em homenagem a Barão Von Schneeburg, no aniversário de 165 anos de Brusque, em 4 de agosto de 2025. O projeto da estátua também está sendo desenvolvido pelo museu Casa de Brusque, em colaboração com a prefeitura e outras entidades locais.

Uma comissão será formada para supervisionar a criação da estátua, composta por historiadores, membros da diretoria do museu e, ainda, representantes de outros museus da cidade, da Câmara de Vereadores e do fórum da Comarca.

Leia também:

1. Viúva presa por envolvimento em morte de empresário de Brusque pediu ajuda para encontrar marido desaparecido
2. Confira momento da prisão de viúva de empresário de Brusque
3. Fim de semana seco promete anteceder virada do tempo em Brusque; confira a previsão
4. Jorginho Mello anuncia transferência da capital de SC para Serra em ação de divulgação do inverno catarinense
5. PM cumpre mandado de prisão por homicídio em Guabiruba


Assista agora mesmo!

Jogo da móra, popular em Botuverá, chama atenção por barulho e sonoridade curiosa:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo