MP-SC abre inquérito para apurar suspensão das câmeras corporais pela Polícia Militar
Inquérito foi aberto pela 40ª Promotoria de Justiça da Capital
Inquérito foi aberto pela 40ª Promotoria de Justiça da Capital
A 40ª Promotoria de Justiça da Capital, do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), em Florianópolis, instaurou um inquérito civil para apurar a suspensão do uso de câmeras corporais pela Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC). Os equipamentos deixaram de ser utilizados pela corporação em setembro.
De acordo com o promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, titular da promotoria, a questão estava sendo acompanhada por meio de um procedimento administrativo. Agora, o processo evoluiu para um inquérito civil. O objetivo do MP-SC é adotar medidas para orientar e viabilizar o uso das câmeras corporais pela PM-SC.
Segundo o promotor, o uso de câmeras corporais pela Polícia Militar fortalece a produção de provas, reduz índices criminais, combate a violência e controla o uso da força policial. Além disso, é um instrumento importante para o comando da corporação acompanhar e fiscalizar a qualidade do serviço prestado pelos policiais.
“Entendo que, além da necessidade do aprimoramento tecnológico das câmeras, é necessário submeter os policiais a treinamentos e capacitação específicos para o uso das câmeras durante as ações e abordagens policiais, e não apenas o conhecimento do uso da ferramenta”, afirmou o promotor de Justiça.
O Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Segurança Pública foram oficiados para se habilitarem no programa desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O programa disponibiliza verbas para a aquisição de equipamentos, permitindo a implementação e o retorno das câmeras corporais aos policiais militares do estado. Após o recebimento das informações, a 40ª Promotoria de Justiça avaliará as medidas que deverão ser adotadas.
Leia também os destaques da semana:
1. Via Mar, que promete desafogar BR-101, passará pela rodovia Antônio Heil e vai facilitar acesso de Brusque a outras cidades
2. Proprietária de casa danificada por obras da margem esquerda da Beira Rio vai receber indenização de quase R$ 300 mil
3. Prefeito de Guabiruba antecipa promessa de campanha e pavimentação de rua no Lageado Baixo inicia em 15 dias
4. Parque Caminho das Virtudes: obras avançam e paróquia deve inaugurar espaço em novembro
5. GALERIA – Viagem sobre duas rodas: brusquenses realizam trajeto de moto até Ushuaia, na Argentina
Kaktu’s: a história do bar de Guabiruba que marcou a geração dos anos 90: