Primeira advogada negra assume a presidência da OAB Brusque
Daíra Andréa de Jesus assumiu o cargo de forma interina
Daíra Andréa de Jesus assumiu o cargo de forma interina
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Brusque, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira, passou interinamente na quarta-feira, 29, o cargo à secretária-geral adjunta, Daíra Andréa de Jesus, que ficará até o dia 17 de junho. Esta foi a primeira vez na história da Ordem no estado de Santa Catarina, que uma advogada negra assumiu a presidência da Subseção.
A advogada possui uma trajetória notável no Direito, com especial destaque para a área de famílias e sucessões. Integrante dos quadros da OAB Santa Catarina desde 2008, Daíra é doutoranda na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Mestre em Direito das Migrações Transnacionais pela UNIVALI e pela Università degli Studi di Perugia (UNIPG). Além disso, ela atua como professora universitária no Centro Universitário de Brusque (Unifebe) desde 2014.
Cláudia Prudêncio, presidente da OAB Santa Catarina, comentou o fato inédito, destacando a importância e o simbolismo desse marco histórico, que, para ela, mostra a pluralidade e representatividade da Ordem dos Advogados.
“Evidencia uma política que vem sendo transformada por mulheres e homens corajosos e comprometidos a fazer a diferença e mudar a história. A Dra. Daíra é um exemplo de mulher, advogada e irmã de Ordem. Tê-la à frente da Subseção de Brusque, com um papel e representatividade tão importantes, é de fato, inspirador e emocionante”, comenta a mandatária.
A presidente interina, Daíra Andréa de Jesus, ressaltou a responsabilidade e o orgulho de assumir a presidência interina da Subseção de Brusque, ainda mais dada a falta de representatividade da população negra no universo da OAB.
“Assumir, interinamente, a presidência da Subseção Brusque, numa gestão com tantas políticas transformadoras, para mim, é uma responsabilidade enorme e motivo de muito orgulho. Sempre foi óbvia a falta de representatividade da população negra no universo da OAB, em especial, das mulheres negras; e não apenas na região do Vale Europeu ou no estado de Santa Catarina como um todo. Por isso, essa transmissão do cargo acaba culminando em maior diversidade; num modo de fortalecer o respeito à advocacia em geral, incluindo, a advocacia que vem sendo exercida por profissionais negros.”, finaliza.
Leia também os destaques da semana
1. Além do telhado, Arena Brusque necessita de reformas em outras partes da estrutura
2. Motorista de ônibus é demitido após deixar alunos da rede municipal de Brusque sozinhos por um tempo no veículo
3. Governador Jorginho Mello anuncia aumento de velocidade em trecho da rodovia Antônio Heil
4. Servidor com mais de 30 anos de carreira assume secretaria de Infraestrutura Estratégica
5. Conheça as candidatas à realeza da 30ª Festa Bergamasca de Botuverá
Encontro de senhoras dá origem à comunidade luterana na Lorena | Templos de Guabiruba: