Projeto Pedalar pelo Município estimula o uso da bicicleta e a redução da emissão de CO2 em Brusque

Dentro das ações, nesta sexta-feira, 6, acontecerá a Bicicletada e no domingo, 8, o Bikenique

Projeto Pedalar pelo Município estimula o uso da bicicleta e a redução da emissão de CO2 em Brusque

Dentro das ações, nesta sexta-feira, 6, acontecerá a Bicicletada e no domingo, 8, o Bikenique

De 1º a 21 de julho, acontece em Brusque o projeto Pedalar pelo Município, que tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e também reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2), gás que mais contribui para o efeito estufa e está atingindo altas concentrações na atmosfera.

Leia também:
Brusque é uma das 12 cidades de Santa Catarina com mais casos de Aids 

Prefeitura regulamenta uso do pavilhão da Fenarreco; veja preços e normas

O evento brusquense é derivado do Stadtradeln, projeto que teve origem na Alemanha, no qual várias cidades do mundo participam. A ideia é que durante 21 dias, as pessoas utilizem ao máximo a bicicleta, anotem a quilometragem percorrida e cadastrem no site stadtradeln.de, onde é feita a contagem de quanto CO2 deixou de ser emitido durante cada pedalada.

Em Brusque, a Fundação do Meio Ambiente (Fundema) é quem coordena o projeto. O superintendente do órgão, Cristiano Olinger, lembra que no ano passado Brusque contabilizou 38 mil quilômetros durante os 21 dias do projeto. A cidade, inclusive, foi a primeira fora da Europa a se inscrever no programa devido à parceria com o distrito de Karlsruhe, dentro do projeto 50 Parcerias pelo Clima.

Neste ano, a primeira ação do projeto em Brusque aconteceu na madrugada de domingo, 1, com passeio ciclístico pela cidade. Nas próximas três sextas-feiras (6, 13 e 20 de julho), a partir das 19h30, acontecerá a bicicletada, com concentração na praça Sesquicentenário, e percurso de ida e volta até a Unifebe. “Durante a bicicletada, teremos animação com música”, diz Olinger.

Leia também:
Loteamento Emma 2 é o principal foco de caramujos africanos em Brusque 

Festival Nacional da Cuca terá diversas atrações; confira programação e preços

Já no domingo, 8, acontece mais uma edição do Bikenique, a partir das 9 horas. A concentração também será na praça Sesquicentenário, fazendo um percurso pelas ruas do Centro. “Teremos distribuição de frutas, será um momento legal para se reunir com a família e estimular o uso da bicicleta”, destaca.

Olinger diz que a participação dos grupos de pedal da cidade está satisfatória e a intenção é superar a quilometragem obtida pelo município no ano passado. Qualquer pessoa pode participar das atividades. Como o site do projeto é em alemão, os participantes podem entrar em contato com a Fundema, pelo telefone 3355-6193 para repassar a quilometragem realizada que os funcionários farão o cadastro no site.

Também é possível entrar no clube Pedalar pelo Município, dentro do aplicativo Strava – que conta com cerca de 300 participantes – para repassar a quilometragem feita. “Temos muita gente que vai trabalhar todos os dias de bicicleta, então se puderem passar a quilometragem para nós, será bem legal”, diz Olinger.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio