O Sindicato dos Empregados em Hotéis, Restaurantes e Bares de Brusque e Região (Sethobru) anunciou um aumento de 9,4% nos salários dos trabalhadores da categoria. O reajuste do piso único da categoria ficou 100% acima da inflação, o maior percentual registrado em Brusque este ano nas negociações coletivas.
Funcionários que já recebem acima do piso terão um aumento de 6% no salário. O reajuste salarial deve vir na folha de pagamento referente a este mês, que é paga no início do mês de janeiro, em todas as cidades que fazem parte da base territorial do Sethobru (Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e São João Batista).
Negociações
O aumento veio após negociações entre o Sethobru e o Sindisol, representante da classe patronal, que encerraram na última semana, a convenção Coletiva de Trabalho 2023/24.
De acordo com o presidente do Sethobru, Joci Luís de Souza, o avanço desta negociação foi na valorização do piso da categoria, tendo em vista que mais de 85% dos trabalhadores são registrados no piso. A quantia passa a vigorar no valor de R$ 1.980,00. “Este valor de acréscimo do piso faz com que a categoria tenha o maior piso único inicial de todo o estado de Santa Catarina, e um dos maiores pisos salariais do país”, ressalta.
O presidente reforça ainda que nenhum trabalhador da categoria, que exerce a função de 220 horas mensais, pode receber valor menor que o piso. “Valorizar o piso salarial é mais que questão de honra para o Sethobru, pois evita com isso trabalhadores ganhando por fora ou na informalidade, colocando assim a categoria não mais como uma função secundária, e sim uma categoria de piso salarial valorizado, inclusive quando se compara a outras categorias no próprio município”, complementa.
Manutenção de cláusulas
Além dos reajustes salariais, a entidade negociou a manutenção das cláusulas sociais, como o quinquênio; valor das horas extras de 60% e 70%; assento no local de trabalho; escala que favorece o repouso dominical dentro do mês; entre outras.
“É importante ressaltar que nas últimas negociações pós-pandemia, os aumentos foram todos com ganho real. No caso das negociações deste ano, o ganho superou a expectativa. Mesmo assim, sabemos que ainda não é o ideal para essa categoria que tanto trabalha, inclusive de domingo a domingo, mas temos a certeza que estamos no caminho certo, valorizando o trabalhador e a trabalhadora dos nossos hotéis, bares e restaurantes”, avalia o presidente.
Desta forma, os trabalhadores que recebem salário abaixo do novo valor estipulado para o piso, terão que ter seu salário reajustado para R$ 1.980,00.
“Os trabalhadores devem ficar atentos a sua próxima folha de pagamento e, em caso de dúvida, buscar orientação junto ao sindicato”, finaliza o presidente.
Leia também:
1. Última etapa: casal brusquense que viaja de motorhome pelas Américas chega ao Alasca
2. Antecipando o Natal: guarda-chuva pode se tornar necessário em Brusque
3. VÍDEO – Eder Leite divulga imagens de conversa prévia à prisão de Jocimar dos Santos
4. Motociclista fica ferido após acidente com carro em Botuverá
5. Nove pessoas ficam feridas após acidente envolvendo três carros em Blumenau
Assista agora mesmo!
Coral Giuseppe Verdì, o único bergamasco do mundo, mantém viva tradição da música em Botuverá: