O mês de janeiro avança para o seu 13º dia em Brusque, trazendo consigo o verão mais brando em pelo menos 12 anos, proporcionando noites de sono mais confortáveis, e tornando o uso do ar condicionado apenas uma opção, não uma necessidade.
*Acompanhe a galeria de fotos no fim desta edição
Esse comportamento climático, atípico para a estação mais quente do ano, reflete-se claramente nos números registrados até agora.
As madrugadas têm apresentado temperaturas amenas, frequentemente abaixo dos 20°C, enquanto as tardes seguem sem aquecimento significativo.
Além disso, nesta segunda-feira, 13, Brusque atinge o nono dia consecutivo com picos máximos não excedendo a marca de 30°C, um acontecimento raro, considerando os padrões históricos da estação.
Segundo dados climatológicos, a média esperada para janeiro no município costuma então oscilar entre 25°C e 26°C.
No entanto, em 2025, o índice registrado até o momento é de 24,2°C, indicando uma anomalia entre 1°C e 2°C abaixo do esperado.
Essa tendência de verão mais brando neste início de 2025 também é confirmada pela escassez de picos extremos de calor.
Apenas em uma ocasião, no dia 3 de janeiro, as temperaturas ultrapassaram os 35°C, atingindo marcas entre 35°C e 38°C.
Sem ondas de calor à vista
O especialista da Climaterra, Ronaldo Coutinho, reforça essa perspectiva ao projetar para o restante da estação, dias pontuais de aquecimento intenso, mas sem a formação de eventos que venham caracterizar ondas de calor.
Segundo ele, “dias de calor, sim; períodos, não” resumem bem o cenário previsto, indicando que eventuais episódios de calor serão curtos, limitados a dois ou três dias.
Nesta segunda-feira, o padrão térmico continuou abaixo do esperado, com máximas vespertinas novamente mostrando picos parando em 30°C.
Madrugada outonal em Brusque
Uma galeria de imagens, capturadas nesta abertura da semana, ilustra o atual cenário climático e as paisagens de Brusque, com registros que encantam pela beleza e singularidade.
Antes disso, porém, serão apresentados os dados das temperaturas mínimas registradas na madrugada desta segunda-feira, não apenas em Brusque, mas em todo o Vale do Itajaí-Mirim, onde os termômetros mostraram marcas típicas de outono.
As temperaturas máximas da tarde, ilustradas nas colunas em azul, reforçam o comportamento atípico, com nenhuma cidade da região ultrapassando os 30°C.
Verão brando em Brusque
Esse padrão, remetendo a um aquecimento moderado, já vinha sendo observado desde dezembro, com o início do verão climático.
Além disso, segue marcando o início de 2025 como um verão atípico, proporcionando momentos de conforto térmico e dias menos desconfortáveis para os moradores.
*Confira a galeria de fotos mais adiante
Galeria após anúncios
O apoio incondicional dos patrocinadores tem sido fundamental para que o Blog do Ciro Groh, traga até você, pautas relevantes e cativantes. Confira quem está contribuindo.
Ao clicar nos banners, você poderá fazer o contato e então conhecer os produtos e serviços oferecidos por nossos parceiros comerciais.
Oferecimento:
Veja também:
1. GALERIA – Veja o que encontramos no Museu do Imigrante, em Botuverá
2. Brusque então se veste de outono e desafia o calor de janeiro; veja as fotos
Brusque em fotos
Vamos encerrar esta pauta com imagens deslumbrantes. Veja a seguir as fotos desta segunda-feira, capturadas sob a luz vibrante de um verão único.
Janeiro está surpreendendo tanto pelos números quanto pela beleza das paisagens de Brusque.
*Créditos: Ciro Groh/O Município >>
•Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh, contribuindo então com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]
•Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK