No início da localidade da Alsácia, no bairro São Pedro, está a casa de Oswaldo Suavi, 90 anos. A bela construção enxaimel foi erguida por ele em 1952.

Ele trabalhou como carpinteiro a vida toda. A casa, inicialmente, ficava no terreno de seu pai, Francisco Suavi, na localidade da Lorena. Utilizando suas habilidades como carpinteiro, Oswaldo desmontou a casa de seu pai e conseguiu aproveitar as madeiras para fazer a sua casa enxaimel no terreno da Alsácia.

“Naquela época faltava dinheiro”, lembra, justificando o fato de ter aproveitado a casa que eram de seus pais para construir a sua.

Casa hoje está vazia | Foto: Bárbara Sales

O aposentado lembra que a residência levou em torno de oito meses para ficar pronta. “Fazia conforme o tempo. Um pouco a cada dia”, conta.

Oswaldo viveu ali com a esposa, Verônica Baron Suavi, por muitos anos. O casal teve seis filhos. Todos criados na casa de tijolos à vista.

Muito bem preservada, a casa teve poucas modificações ao longo dos anos. A principal mudança, de acordo com um dos filhos de Oswaldo, Jaime Suavi, foi a cobertura construída na frente da casa, há cerca de três anos.

A estrutura precisou ser feita porque com o passar dos anos, a madeira foi apodrecendo. Para proteger a casa, eles tiveram a ideia de fazer a cobertura. Os pilares usados para sustentar a estrutura, inclusive, são os da época da construção da casa.

Tijolinhos à vista chamam a atenção na Alsácia | Foto: Bárbara Sales

Além disso, o telhado também foi modificado. As telhas coloniais foram substituídas por novas.

A varanda lateral que fora construída com a casa também já não existe mais e o espaço ocupado por ela foi transformado em um banheiro.

A casa que tinha dois quartos grandes, sala e cozinha conjugados, está vazia desde 2015. As janelas, portas, o assoalho interno, além das paredes permanecem originais à época da construção.

Hoje, Oswaldo mora com o filho atrás da casa enxaimel. Apesar de estar fechada, a intenção deles é continuar preservando a construção que representa a história de Oswaldo e também de sua família.



Você está lendo: Casa Suavi


– Introdução
– Herança alemã
– Tombamento no papel
– Caminho para o turismo
– Casa Missfeldt
– Casa Baron I
– Casa Fuckner
– Casa Schirmer
– Casa Ullrich
– Casa Schäfer
– Casa Rothermel
– Casa Kohler
– Casa Becker
– Casa Scharf
– Casa Schlindwein I
– Casa Schlindwein II
– Casa Kistner
– Casa Riffel
– Casa Gums I
– Casa Gums II
– Casa Schweigert
– Casa Baron II