Chuvas em Brusque devem continuar até a próxima segunda-feira com risco de deslizamentos

Município segue em estado de observação; autoridades chamam atenção para possíveis deslizamentos

Chuvas em Brusque devem continuar até a próxima segunda-feira com risco de deslizamentos

Município segue em estado de observação; autoridades chamam atenção para possíveis deslizamentos

As chuvas devem atingir Brusque até a próxima segunda-feira, 20. A Defesa Civil informou que o município segue em estado de observação e que há chances para possíveis deslizamentos.

A circulação marítima que atua sobre Santa Catarina tem provocado chuvas persistentes, especialmente nas cidades litorâneas.

Risco de deslizamentos

Em Brusque e arredores, a chuva tem sido menos intensa, variando entre fraca e moderada, mas a Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos, uma preocupação recorrente em áreas de encosta.

De acordo com o órgão, a instabilidade deve seguir ao longo desta quinta-feira, 16, com possibilidade de temporais isolados à tarde e persistir durante a sexta, 17.

O cenário pode mudar novamente no fim de semana, quando uma frente fria, prevista para chegar entre domingo, 19, e segunda-feira, 20, poderá intensificar as condições de chuva e trazer novos episódios de pancadas fortes.

Rio Itajaí-Mirim

A Defesa Civil explica que, devido à influência da circulação marítima, os modelos meteorológicos enfrentam dificuldades para prever os volumes exatos de precipitação, o que aumenta a necessidade de atenção às condições locais.

Apesar de os acumulados de chuva em Brusque e cidades próximas, como Botuverá e Vidal Ramos, serem mais baixos em comparação ao litoral, o solo encharcado exige monitoramento constante, principalmente nas áreas de risco.

Brusque segue em estado de observação. Quanto ao rio, a Defesa Civil segue monitorando, mas no momento não há motivo de preocupação ou previsão que o mesmo possa sair da calha.

A maior concentração de chuva registrada no município foi na Limeira Baixa com 36mm nas últimas 12 horas.

Enquanto isso, moradores são orientados a ficarem atentos a sinais como rachaduras ou deslizamentos em terrenos instáveis.

A Defesa Civil recomenda evitar áreas sujeitas a alagamentos, atravessar ruas alagadas e atividades ao ar livre durante os temporais, buscando sempre abrigo em locais seguros. Qualquer emergência, acione a Defesa Civil pelo 199, ou então, o Corpo de Bombeiros, no 193.

Leia também:

1. Guarda-chuvas à mão: saiba como a umidade marítima irá afetar Brusque nesta quinta-feira
2. Risco de fuga do país motivou prisão da influenciadora Ianka Cristini
3. “Brusque precisa de mais policiais”, defende Jean Pirola, vereador que inicia quarto mandato consecutivo
4. Filipe Gouveia elogia estreia do Brusque, mas adverte Potiguar: “vai levar nas orelhas”
5. Brusque e Marcílio Dias empatam em boa estreia no Catarinense


Assista agora mesmo!

Como as capelas centenárias de Guabiruba se transformaram em referência para a comunidade:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo