Escola de Brusque é finalista em prêmio nacional de educação
Representantes da EEF Edith Krieger Zabel participaram do evento Conexão Liga STEAM, no Rio de Janeiro
Representantes da EEF Edith Krieger Zabel participaram do evento Conexão Liga STEAM, no Rio de Janeiro
Nesta semana, representantes da Escola de Ensino Fundamental Edith Krieger Zabel, da Cristalina, e da Secretaria de Educação de Brusque participaram, no Rio de Janeiro, do evento Conexão Liga STEAM. A escola é uma das três finalistas do Prêmio Liga STEAM, na categoria Educação Infantil, com o projeto inovador, “Guardiões das Abelhas: monitorando o clima para proteger nossas colmeias”.
Sob a liderança do professor Bruno Henrique Passos de Jesus e o apoio da diretora Elaine Petermann e da coordenadora pedagógica Jakeline Colzani, o projeto integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) em uma proposta voltada à sustentabilidade. A iniciativa surgiu para ampliar o trabalho com abelhas sem ferrão, com foco na proteção das colmeias em condições climáticas adversas.
“As crianças, preocupadas com a sobrevivência das abelhas durante o frio, idealizaram um aquecedor automático para colmeias, desenvolvido com auxílio da Equipe LIRE”, explica a secretária de Educação, Franciele Mayer. “O protótipo utiliza materiais simples para monitorar e manter a temperatura ideal, garantindo a saúde das abelhas mesmo em dias frios e durante o recesso escolar”.
VÍDEO – Escola de Brusque desenvolve projeto de criação de abelhas sem ferrão
A Liga STEAM é uma iniciativa nacional que dissemina essa abordagem interdisciplinar na educação, promovendo conexões em rede e incentivando professores e estudantes a solucionar problemas reais com criatividade e inovação. O evento deste ano destaca temas como “Educação para o Trabalho” e a inclusão de meninas e mulheres em áreas de Ciências, Tecnologia e Engenharia.
Outro destaque de Brusque no Conexão Liga STEAM 2024 é a participação da professora Taiani Vicentini no painel “Justiça Climática: Pensar agora nos limites do planeta é bom pro mundo”. Representando a formação “Ventos do Conhecimento”, ela apresenta os resultados do programa, que capacitou 25 professores na abordagem STEAM. A iniciativa gerou projetos inovadores, com seis deles chegando à final do Prêmio Liga STEAM.
Leia também:
1. Havan renova como patrocinadora máster do Brusque para 2025
2. Prefeito, vice e vereadores eleitos de Brusque são diplomados na Câmara
3. Fundema divulga relatório sobre análise da água do rio Itajaí-Mirim, em Brusque; saiba resultado
4. Erosão na Beira Rio pode repetir danos em calçadas e solução passa por revegetação das margens
5. Após diplomação de Victor Wietcowsky, prefeito de Botuverá retoma transição de governo
Cemitério de Guabiruba é abandonado após sepultamento de vítimas de doenças contagiosas: