Com muita alegria, cor e movimento, o desfile cultural da Incanto Trentino deve reunir mais de 500 participantes. O evento organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Trento, com apoio da Neotur, ocorre às 10h deste domingo, 11, na rua dos Imigrantes, com o tema imigração.

Neste ano, 34 grupos integram o desfile, desde escolas municipais e estaduais. Pessoas ligadas a igrejas, agricultura, sistema financeiro, corais, grupos de danças, academia de letras, terceira idade e pedal também trarão para a rua as tradições italianas.

O secretário de Cultura e Turismo, Sálvio Osmar Tonini, diz que a organização preza pelos detalhes, como a decoração, roupas típicas e músicas próprias de cada grupo. “Para simbolizar as tradições italianas, cada grupo faz o seu contexto”, explica.

O desfile faz o caminho inverso da rua dos Imigrantes, com saída da rodoviária até a Escola de Educação Básica Francisco Mazzola.

Um dos pontos fortes e marcantes do desfile é o carro alegórico “Polenta com linguiça”, em que um fogão artesanal é adaptado e os voluntários que servem a polenta na abertura da festa preparam o prato na avenida.

Prefeitura de Nova Trento / Divulgação

Durante o trajeto, a polenta é mexida dentro de um caldeirão de ferro e ao longo do percurso fica pronta. O tombo da polenta é feito no fim, quando é distribuída para o público que prestigia o evento.

Este ano, o grupo Trento Lama participa da Incanto Trentino de uma forma diferente. Durante o desfile, os veículos off-road serão os responsáveis por puxarem os carros alegóricos.

O representante do grupo, Alexandre Pedro Silveira, explica que o grupo decidiu não realizar o passeio de gaiolas dentro da festa neste ano.

O grupo de ciclistas também participa do evento, desfilando com veículos antigos, que trazem na memória lembranças dos antepassados.

Interação com a comunidade

O desfile cultural busca interagir com toda a comunidade, por isso, alguns grupos ficam responsáveis por distribuir bebidas e alimentos ao público.

As vinícolas Girola e Vô Luiz distribuem vinho aos participantes, assim como a cervejaria Alfero faz com chopes de produção própria. Além disso, a Santa Luzia presenteia o público com as bolachas caseiras.

“Os grupos estão muito entusiasmados. Tudo é feito com muito amor pelo município, tanto que haverá desfile mesmo se chover”, afirma o secretário.

Prefeitura de Nova Trento / Divulgação

Preparação antecipada

Desde maio a equipe de organização do desfile cultural se reúne para preparar as atrações. O secretário Tonini conta que foram abertas as inscrições para os grupos participarem do evento, e logo após encerradas, muitos outros procuraram a secretaria.

“Infelizmente não tivemos como abrir mais vagas, pois tínhamos um cronograma a seguir. Mas isso nos deixou muito feliz, em ver o interesse da comunidade”.

O desfile na avenida tem duração de cerca de 1h30 e conta com a participação de muitas pessoas de outras cidades. “Ele é o ápice da festa Incanto Trentino. As pessoas vêm assistir ao desfile e já ficam para a festa em seguida”, diz Tonini.

Prefeitura de Nova Trento / Divulgação

Realezas representam o município

As atuais realezas da Incanto Trentino desfilam na avenida trazendo toda a elegância e representatividade da festa.

Além delas, as realezas germânicas, da localidade de Agutí, interior do município, também participam. “Aquela localidade tem a imigração alemã forte, por isso possuem a festa própria com suas realezas”, explica o secretário.

Grupos que participarão do evento

Mascotes
Realezas em carro alegórico
Vinícola Girola
Casa do Colono
Banda Padre Sabbatini
Santa Ágata
São Roque
Paróquia São Virgílio
Nossa Senhora do Bom Socorro
Santa Paulina
Realezas Germânicas
Feira da Agricultura Familiar e Artesanato (Sindicato Rural de Nova Trento)
Sicoob TrentoCredi
Coral Jaraguá do Sul
Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)
Escola de Educação Básica Francisco Mazzola
Academia de Letras
Grupo Flauta Doce
Studio de Dança
Terceira Idade
Grupo das Bicicletas
Escoteiros
Grupo de Gaiteiros
Neotur
Circolo Trentino
Flok Nea Tridentun
Sociedade Recreativa Humaitá
Bicicleta Della Birra
Carro da Polenta com Linguiça
Vinhos Vô Luiz


Você está lendo: – Desfile leva tradições para rua



– Introdução

– Programação
– Festa nasce para resgatar tradições
– Sabor da Itália em cada prato
– Bebidas para todos os paladares
– Música, Dança e Teatro para celebrar
– Dez jovens concorrem à realeza
– Italianinhas disputam coroa
– Competições relembram lazer dos antepassados

Deixe uma resposta