Pagamento do abono salarial para nascidos em janeiro inicia nesta quinta-feira; saiba como sacar
Valores do benefício variam conforme a quantidade de dias trabalhados em 2022
Valores do benefício variam conforme a quantidade de dias trabalhados em 2022
Iniciará nesta quinta-feira,15, o pagamento do abono salarial 2024, referente ao ano de 2022. Neste mês, será pago o benefício para os trabalhadores nascidos em janeiro. Os valores variam conforme a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2022, podendo chegar a um salário mínimo.
Trabalhadores da iniciativa privada com conta-corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.
Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.
O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal www.bb.com.br/pasep ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.
Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente 2 anos após o trabalho com carteira assinada.
Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.
A origem dos recursos para pagamento é do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
A Caixa atua como agente pagador do Abono Salarial, cabendo ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a habilitação dos trabalhadores que têm direito ao benefício.
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2022, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Recebem o Abono Salarial na CAIXA os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público possuem inscrição PASEP e recebem o benefício pelo Banco do Brasil.
Leia também:
1. Carlos Renaux assina convênio que destina R$ 900 mil ao estádio Augusto Bauer
2. Em crise e desfalcado, Brusque visita o líder Criciúma para fugir da degola
3. Filme que conta história de Bob Marley chega aos cinemas de Brusque; confira os horários das sessões
4. Homem é morto a facadas dentro de apartamento no São Pedro, em Brusque
5. VÍDEO – Enorme cratera se abre na BR-470 e carro cai em buraco em Rio do Sul
COUVE-FLOR RECHEADA: FORMA GOSTOSA DE COMER LEGUMES: