Por trás das localidades Lorena e Alsácia, no bairro São Pedro, após o acesso à cachoeira Lorena, está o caminho para um dos pontos mais desafiadores e impressionantes do ecoturismo guabirubense. O morro Spitzkopf (literalmente “cabeça pontuda” ou “cabeça pontiaguda”, em alemão), leva este nome por causa do “primo” mais famoso, o morro homônimo localizado no Parque Ecológico Spitzkopf, em Blumenau.

Com altitude de 670 metros, o Spitzkopf de Guabiruba é cerca de 200 m menor que o monte de Blumenau. O local é ideal para ecoturistas que praticam montanhismo e para amantes da natureza em geral. A trilha, no entanto, é bastante fechada e requer cuidados.

Trajeto é rodeado por mata bastante fechada | Foto: Guinter Schmid

Conforme conta o diretor de Turismo de Guabiruba, Andrei Müller, sinalizações chegaram a ser instaladas no local, mas foram retiradas pelo proprietário. Ele alegava que alguns dos turistas causavam transtornos e mexiam em equipamentos sem autorização.

Tanto pela dificuldade da trilha quanto por esta questão, é recomendado estar acompanhado de um instrutor e é necessário pedir autorização prévia ao proprietário do local, nos arredores da trilha. Além disso, é possível se perder na mata fechada sem a orientação de quem sabe onde está pisando.

Trilha tem cerca de 3km | Foto: Guinter Schmid

De acordo com Ivan Fischer, membro da Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi), a permissão é importante para evitar o mal-estar. “O proprietário se queixou de que pessoas perturbavam a propriedade, mexendo em caixas de mel, incomodando. E é o direito dele. Então é importante pedir a autorização.”

Outro associado da Assepavi, Guinter Schmid, chama a atenção para o perigo de animais peçonhentos na trilha. “Nas vezes em que estive lá, sempre vi jararacas.”

Gaspar também é visível nos mirantes do monte | Foto: Guinter Schmid/Arquivo pessoal

O trajeto, de acordo com Schmid, tem 3 km e a subida não é difícil. Em um dos lados do topo, além do verde exuberante, é possível enxergar Gaspar e até mesmo Blumenau. Do outro lado, há uma vista muito ampla de Guabiruba. Não é difícil identificar as duas partes, que têm placas indicando qual visual está sendo apreciado. E basta olhar para uma cruz, levada até o local por uma procissão religiosa, para saber que o percurso terminou.

Serviço

Morro Spitzkopf
Endereço: Rua Lorena, bairro São Pedro
Acesso: Pela rua São Pedro, acessar a rua Lorena. Cerca de 200m apos o acesso à trilha da cachoeira.
Nível de dificuldade: Médio. Requer instrutor
Riscos: Moderados. Trilha bastante fechada, animais peçonhentos
Sinalização: Não possui

Mirante oferece vista ampla de Guabiruba | Foto: Guinter Schmid

Você está lendo: Spitzkopf


– Introdução
– Minas Abandonadas
– Casa do Mel
– Carneiro Branco
– Mordida do Gigante
– Mancha Branca
– Morro da Gueba
– Morro São José
– Serra do Paulo Kohler
– Morro Santo Antônio
– Trilha Graff
– Cachoeira Zimmermann
– Cachoeira Vicentini
– Cachoeira da Pedra Lisa
– Cachoeira da Lorena
– Cachoeira do Jerônimo