Todo ano, no mês de dezembro, época do Natal, um bicho coberto de folhas e com chifres vai às ruas para punir crianças que não se comportaram durante o ano. A lenda surgiu na Europa e se difundiu pelo mundo, tendo suas próprias características em cada região. No Vale do Itajaí, região colonizada principalmente por imigrantes vindos do estado de Baden, na Alemanha, ele é conhecido como Pelznickel.

Neste especial A Lenda do Pelznickel, o jornal O Município apresenta a história do personagem tanto na região, como no Brasil e no mundo, mostrando os vários nomes e rostos.

O Pelznickel é um ponto cultural reconhecido pelo Ministério da Cultura e se tornou patrimônio cultural imaterial de Guabiruba. Esse reconhecimento é resultado de uma tradição que passou de geração em geração e que continua viva até os dias atuais, principalmente por conta da Sociedade do Pelznickel, que há vários anos ritualiza a lenda no município.

O sucesso do personagem na região e no cenário estadual e até nacional se deve principalmente à Pelznickelplatz, a Casa do Pelznickel, local aberto todo fim de ano para que a população possa conhecer a tradição.

Esse é um dos principais atrativos turísticos de Guabiruba. Além disso, o Pelznickel ficou tão famoso, e é tão aguardado pela população, que outros municípios convidam o grupo para visitá-los e até já tentaram criar seus próprios grupos.

No entanto, o grupo trabalha para que Guabiruba seja reconhecida como Terra do Pelznickel, o que já considerado popularmente.

Acompanhe

– Conheça a história por trás da lenda do Pelznickel, o famoso Papai Noel do mato
Christkindl: quem é a mulher vestida de branco que entrega doces
As variantes do Pelznickel: como é o personagem pelo mundo
– Como é o Pelznickel em outros lugares do Brasil
O Pelznickel em Guabiruba: como a lenda se tornou tradição no município
Na memória: os costumes do Pelznickel antigamente
Sociedade do Pelznickel mantém viva a tradição em Guabiruba
Por trás da fantasia: quem participa da Sociedade do Pelznickel
Como é a produção da roupa do Pelznickel
Dos passeios de casa em casa a Pelznickelplatz
O Pelznickel como atração turística em Guabiruba

Deixe uma resposta