Com o fortalecimento da Sociedade do Pelznickel e da criação da Pelznickelplatz, o Pelznickel foi se tornando uma figura chave para o desenvolvimento do turismo em Guabiruba no período do Natal.

Neste ano, até foi instalada uma estátua do Pelznickel na praça Theodoro Debatin, no Centro do município, para que o público possa tirar fotos com o personagem em qualquer época do ano.

Tentativa frustrada em outros municípios

O Pelznickel ficou famoso em Guabiruba e até foi e ainda vai para outros municípios participar de eventos e desfiles. No entanto, Brusque, Blumenau e Pomerode tiveram tentativas de fixar o ritual em suas programações natalinas.

Apesar disso, as iniciativas foram frustradas. O historiador Alisson Castro conta em sua pesquisa que, após assumir o cargo de historiador na Fundação Cultural de Brusque em 2011, criou uma roupa de Pelznickel e se ofereceu para ficar em um espaço próximo à Casa do Papai Noel, que naquele ano estava no parque Leopoldo Moritz. 

No entanto, ele diz que à época o responsável negou e disse que o personagem não teria nada a ver com o espírito do Natal. 

Com a negativa, ele passou a integrar a Sociedade do Pelznickel, em Guabiruba e participou do desfile com eles. 

Depois da criação da Pelznickelplatz e do sucesso que o personagem ganhou, Castro conta que a mesma pessoa que negou em 2011 o convidou para ir de Pelznickel na Casa do Papai Noel em 2014. Ele ficou entre os dias 2 e 5 de dezembro no local. 

Em 2016, o evento Magia de Natal, de Blumenau, aderiu ao Pelznickel em sua programação. Em entrevista ao jornal O Município à época, o então diretor de eventos e operações do Parque Vila Germânica, Luiz Koerich, havia dito que a ideia era que o personagem aparecesse de trenzinho dentro do parque da Vila Germânica. 

No entanto, Koerich informou naquela ocasião que o Pelznickel em Blumenau não poderia assustar as crianças porque a mensagem seria complicada demais nos dias atuais, por causa das mudanças no comportamento social. 

Naquela mesma reportagem, Fabiano Siegel, presidente da Sociedade do Pelznickel, disse que Pomerode já havia convidado o grupo para ter uma Casa do Pelznickel permanente. Além disso, um shopping de Blumenau também havia os convidado para posar para fotos. 

Pelznickel em Pomerode Foto: Divulgação

Intenção é abrir a Pelznickelplatz o ano todo

Um dos objetivos da Sociedade do Pelznickel e da prefeitura de Guabiruba é manter a Pelznickelplatz aberta durante todo o ano. 

No entanto, a intenção é fazer o local estilo um museu e deixar o espetáculo feito atualmente somente para a época do Natal. Fabiano Siegel, presidente da sociedade, diz que essa é uma forma de não perder o rumo da tradição, já que a lenda diz que durante o ano o Pelznickel fica no mato e só aparece em dezembro. 

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, comenta que esse é um plano que a administração tem, mas não confirma se há possibilidade de realizá-lo antes do fim da gestão. 

Novo lugar para a Pelznickelplatz

Conforme já noticiado pelo jornal O Município, a intenção é levar a Pelznickelplatz para outro local. Houve uma conversa entre a sociedade e o poder público para instalar a casa em um terreno da prefeitura que fica no Centro. 

O local é destinado a ser um espaço público onde serão instaladas várias entidades e serviços do município, inclusive a prefeitura. O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) se dispôs a fazer o projeto e está modelando. 

O prefeito diz que por conta da situação financeira, o plano ainda não foi adiante. Mas a expectativa é que em 2020 a ideia prossiga. E, se não der certo, ele espera que a próxima gestão dê continuidade.


Você está lendo: O Pelznickel como atração turística em Guabiruba


Acompanhe

– Introdução
– 
Conheça a história por trás da lenda do Pelznickel, o famoso Papai Noel do mato
– Christkindl: quem é a mulher vestida de branco que entrega doces
– As variantes do Pelznickel: como é o personagem pelo mundo
– Como é o Pelznickel em outros lugares do Brasil
– O Pelznickel em Guabiruba: como a lenda se tornou tradição no município

– Na memória: os costumes do Pelznickel antigamente
– Sociedade do Pelznickel mantém viva a tradição em Guabiruba
– Por trás da fantasia: quem participa da Sociedade do Pelznickel
– Como é a produção da roupa do Pelznickel
 Dos passeios de casa em casa a Pelznickelplatz

Deixe uma resposta