Um dos alimentos mais consumidos no mundo também tem um lugar especial no coração e na mesa dos brusquenses. Seja como prato principal de festas, reuniões de amigos ou simplesmente o jantar quando não está a fim de cozinhar, a pizza é a primeira opção para a maioria das pessoas.
Pesquisa realizada pela Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (Apuesp), aponta que diariamente, são consumidas mais de 1 milhão de pizzas no Brasil. Em Brusque, o mercado também é bastante aquecido.
Em 2009, o setor de Tributação da prefeitura contabilizava 11 estabelecimentos exclusivos para a venda do alimento criado na Itália. De lá para cá, o número de pizzarias cresceu significativamente, e hoje passam de 20 os locais onde é possível comer uma boa pizza.
O perfil do consumidor brusquense foi mudando ao longo dos anos. Há 20 anos, por exemplo, os rodízios eram a maneira preferida dos moradores da cidade degustarem o prato.
O proprietário da Jhonny Chico’s Pizzaria, Julio Cezar de Carli, lembra que quando abriu o seu estabelecimento em Brusque, há 19 anos, sentiu muita dificuldade pelo fato de não trabalhar com o formato de rodízio.
Ele veio de Fraiburgo, no Meio Oeste do estado, onde iniciou a Jhonny Chico’s em 1987.
Como lá não havia a cultura do rodízio, quando decidiu empreender em Brusque, teve um choque de realidade. “Sempre trabalhei com à la carte e, no começo, o pessoal chegava aqui na pizzaria, perguntava se era rodízio e ia embora. Lembro que demorei uns seis meses para começar a vender pizza em Brusque”.
Hoje, de acordo com ele, o perfil é outro. As pizzarias que oferecem rodízio já diminuíram e o brusquense prefere saborear a pizza com mais tranquilidade. Na Jhonny Chico’s são consumidas uma média de 1,8 mil pizzas por mês.
“Se a pessoa quer comer uma pizza bem elaborada, tem que ser no à la carte. No rodízio, ninguém consegue servir uma pizza bem montada, devido à rapidez que tem que sair”, opina Carli.
O empresário lembra que, em 1999, quando iniciou o seu negócio na cidade, existiam somente três pizzarias. Com o passar dos anos, a concorrência cresceu e o público também mudou. “Tem que fazer de tudo para agradar o público porque hoje tem muitas opções na cidade, tanto pizzaria quanto outros tipos de comida. O público de Brusque é muito exigente”.
Quem também sentiu a diferença do público de Brusque para o de outras cidades foi o empresário Fernando Francy Vieira, da Pizzaria D’Itália. O estabelecimento está no município há sete anos e em Balneário Camboriú há 12.
Em Brusque, o empresário decidiu investir somente no delivery e retirada no balcão, enquanto que na cidade do litoral, oferece o tradicional à la carte. Para agradar o consumidor brusquense, a pizzaria teve de fazer algumas alterações no cardápio. “Colocamos sabores especiais que em Balneário não tem, como pepperoni, filé, aliche”, diz.
Para ele, o brusquense gasta mais do que os consumidores de Balneário, por exemplo. “O público de Brusque em relação a Balneário gasta muito. Aqui o pessoal come muita pizza, muito lanche. Lá, como o custo de vida é maior, não sobra muito para essas coisas. Essa foi a principal diferença que notamos quando começamos aqui”.
O gosto do brusquense pela pizza, inclusive, já fez superar o movimento de Balneário Camboriú. A Pizzaria D’Itália vende, em média, 2 mil pizzas por mês, trabalhando somente no formato de delivery. “Não temos do que reclamar em Brusque. Estamos há sete anos no mercado e aqui vendemos muito mais que em Balneário há muito tempo”.
Em Brusque há quase dois anos, a proprietária da Big Pizzas Litoral, Emilly Wujastyk, afirma que o perfil do consumidor de seu estabelecimento é bastante variado. Ela afirma que desde o início ficou bastante claro que o brusquense gosta de uma boa pizza. “Realmente é uma cidade onde a maioria ama pizza. Tivemos uma aceitação enorme em pouco tempo, muito mais do que o esperado, temos vários clientes fidelizados”, diz.
Novo estilo
Brusque tem pizzarias para todos os gostos. Desde as que investem em sabores mais brasileiros, com mais recheios, até aquelas que tem como foco manter a tradição italiana, com a massa mais fina e sabores típicos do país europeu.
Aberta há apenas dois meses em Brusque, a Aromata Boulevard chega ao mercado com um novo propósito. A intenção é fazer com que os brusquenses tenham a experiência de conhecer sabores especializados.
“Temos a Aromata em frente à Unifebe há dois anos e quando decidimos abrir a Aromata Boulevard no espaço do antigo Cako Pizzas pensamos em fazer algo diferente do que o público de Brusque está acostumado e partimos para uma pizza com um conceito mais italiano”, explica o sócio-proprietário, Rubens Rovedo Scoz.
De acordo com ele, a preparação da massa segue uma técnica de fabricação com critérios bastante precisos, com farinha especial e, por isso, o resultado é uma massa leve, que não pesa no estômago.
Os sabores especiais são clássicos das regiões Sul, Centro e Norte da Itália, como as pizzas caprese, carbonara e amatriciana. De acordo com Scoz, as pizzas especiais têm caído no gosto dos brusquenses. “O pessoal tem optado pelas pizzas de sabores italianos, querem experimentar e gostam, mas nem por isso deixamos de vender as tradicionais, porque o brasileiro gosta da pizza bem recheada”.
Clique no seu prato preferido e aprecie!
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